Quer melhorar o seu negócio? Talvez seja hora de aprender mais sobre microeconomia!

São Paulo – SP

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25/01/2022 12:57
Atualizado em 25/01/2022 às 12:57

Todo empreendedor tem o desejo de ver o seu negócio crescer e melhorar cada vez mais – mesmo que ele já esteja indo bem. Pela internet mesmo, é possível encontrar várias fórmulas e dicas “fáceis” de como você pode aumentar as vendas ou melhorar o faturamento, mas não é só de ganhos diretos que se evolui um bom empreendimento.

Se você já acompanha a EJUP e leu algum dos nossos outros artigos, já deve saber como o conhecimento também faz toda a diferença!

E falando em conhecimento jurídico, nossa especialidade, hoje nós vamos embarcar no meio do Direito Econômico para te explicar mais sobre Microeconomia. Você já ouviu falar nesse termo? Sabe o que ele significa?

   Para entender melhor como funciona o mercado de trabalho e financeiro, é preciso saber quais são os pontos que podem fazer a sua empresa crescer ou não. Compreender estes conceitos relacionados ao comportamento das pessoas é essencial para o setor jurídico, pois prevê interações no mundo dos negócios. Contratos, direitos de propriedades e até mesmo questões relacionadas a impostos entram no “pacote” do conhecimento econômico.

O conhecimento jurídico contribui diretamente para isso: compreender como executar melhores decisões e criar estratégias para o crescimento. Portanto, entender como todos os setores — do núcleo familiar aos governos — são influenciados no ato de consumo, traz uma visão mais ampla para o seu negócio.

Onde a microeconomia entra nisso? Como funciona? Continue lendo para descobrir:

  • O que é microeconomia?
  • Quais fatores compõem a microeconomia?
  • Por que é importante estudar a microeconomia?

O que é microeconomia?

A microeconomia é uma ciência que estuda as características e o comportamento das empresas e consumidores, e a relação entre ambos. É uma área que analisa os setores presentes na sociedade, como uma forma de produzir conhecimento para poder planejar novos passos e serviços.

Em suma, podemos definir a microeconomia a partir de quatro conceitos básicos:

  1. Busca compreender as características do consumidor
  2. Observa o comportamento econômico individual dentro da sociedade
  3. Demonstra índices influenciadores de preço, consumo e compra
  4. Analisa como funciona a produção e precificação no mercado

Quais fatores compõem a microeconomia?

Para analisar os conceitos citados, a microeconomia se baseia em fatores que influenciam diretamente a atividade de consumo e estão relacionados à organização. São eles:

  • Seu público-alvo, ou seja, o grupo que você deseja atingir e que pode se tornar um potencial cliente;
  • A oferta de produtos necessária para suprir a demanda dos clientes – a fim de evitar excessos, gastos desnecessários e falhas de estoque;
  • O preço atribuído ao seu produto ou serviço (que deve ser coerente com a realidade e com os custos envolvidos);
  • Tempo de produção, armazenamento, custo de materiais e demais fatores que influenciam no valor e qualidade final do produto/serviço;
  • Análise do mercado, concorrência, tendências, decisões de governo, inflação e legislações;

Por que é importante estudar a microeconomia?

Ao analisar diferentes grupos e acumular um grande leque de informações valiosas, a microeconomia é uma ferramenta indispensável para os empreendedores, especialmente na precificação dos seus produtos e/ou serviços.

Ela permite que o valor agregado seja justo e coerente, demonstra a oferta necessária para atender à demanda, e proporciona dados que possibilitam uma estratégia mais assertiva e personalizada.

Além disso, a partir da microeconomia, podemos ter uma maior base e segurança em assuntos como inflação, produção e demanda de mercado, tornando possível prever futuros prejuízos e sucessos.

 

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E se você quiser se aprofundar ainda mais sobre os aspectos jurídicos envolvendo o Direito Econômico, clique aqui para conhecer nosso curso ministrado pela professora Prof.ª Giulliana Niederauer.

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