A responsabilidade do profissional no mercado de trabalho, independentemente da formação, serve para garantir a segurança da sociedade e evitar danos a terceiros, bem como determinar os direitos e deveres durante a execução da atividade profissional.
Mas não só isso, é claro. A responsabilidade do profissional, nesse caso da Engenharia, é uma maneira de identificar quais são as obrigações e, principalmente, as possíveis penalidades e implicações jurídicas na atuação profissional do engenheiro.
O conhecimento jurídico para os profissionais da Engenharia vai muito além do ato de assinar um contrato para a prestação de um serviço. Assim, é essencial conhecer cada vez mais sobre o seu papel enquanto engenheiro e as suas responsabilidades.
Aqui você irá aprender mais sobre:
- O que é a Responsabilidade Civil?
- O que é Responsabilidade Técnica dos Engenheiros?
- Como o conhecimento jurídico pode ajudar nisso?
- Conheça os cursos da EJUP relacionados ao tema
O que é a Responsabilidade Civil?
O tema da Responsabilidade Civil é bastante conhecido no meio jurídico devido a sua importância. De acordo com o art. 186 do Código Civil, “aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito“, sendo este um dos conceitos mais utilizados na definição da Responsabilidade Civil.
Entretanto, segundo a Lei n° 12.846, a Responsabilidade Civil também pode recair sobre pessoas jurídicas, inclusive “pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira“, não se limitando apenas aos casos envolvendo pessoas físicas.
Mas o que isso tem a ver com as responsabilidades técnicas dos engenheiros em atividade? Nesse sentido, a Responsabilidade Civil serve para garantir que a atividade danosa ou prejudicial a terceiros seja penalizada com o dever de indenizar. Dessa forma, é obrigação do responsável pelo ato faltoso reparar civilmente tal dano.
O que é Responsabilidade Técnica do Engenheiro?

Conforme citado acima, a Responsabilidade Civil é a responsabilização pela execução de atividades que podem causar danos ao outro. Pensando nisso, a Responsabilidade Técnica do Engenheiro segue nesse mesmo sentido.
Inclusive, podemos até citar as penalidades impostas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) como uma forma de implicar na responsabilização, tendo em vista que as regras são definidas pelo Código de Ética Profissional e pela Lei nº 5.194/66, que regula o exercício da profissão.
A Responsabilidade Técnica dos Engenheiros está totalmente relacionada aos serviços oferecidos pelo profissional. A qualidade e utilização dos materiais empregados também implica na responsabilidade técnica, por exemplo, pois tudo deve ser analisado a partir de um critério de segurança analítico.
Nesse sentido, a Lei n° 6.496/77, que institui a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, já no seu art 1° destaca a implicação da responsabilização do profissional: “todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à “Anotação de Responsabilidade Técnica” (ART).“
A ART é um documento que formaliza quem é o responsável técnico por tal atividade profissional. Ou seja, por meio da ART define-se, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo empreendimento de Engenharia. Um detalhe importante é que tudo isso deve estar alinhado ao CREA e ao CONFEA – registrado e seguindo o que é determinado pelos Conselhos, caso contrário, o profissional sujeita-se a infrações de ordem administrativas e cíveis, e, em casos mais graves, até mesmo à responsabilidade penal.
Como o conhecimento jurídico pode ajudar nisso?
Embora não seja novidade por aqui, sempre é necessário reforçar a importância do conhecimento jurídico para profissionais liberais, em especial para os profissionais da Engenharia.
Quem acompanha a EJUP já sabe que somos uma edtech com foco na formação de diversas áreas profissionais, a fim de ampliar o conhecimento jurídico às atividades profissionais desempenhadas.
Ter o conhecimento jurídico, nesse caso da Responsabilidade Civil, é saber quais são os seus direitos e deveres enquanto profissional da Engenharia. Assim, você consegue evitar danos à sociedade, mas principalmente estar assegurado quanto a sua carreira profissional.
Conheça os cursos da EJUP relacionados ao tema
Por Dentro do Sistema CONFEA/CREA
O conteúdo direcionado às necessidades dos profissionais da área para uma atuação mais consciente e segura quanto a relação dos Engenheiros e o Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, instituições que buscam verificar, orientar e fiscalizar o exercício profissional nas atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências.
Curso ministrado pelo professor Murilo Mariz.
Direito Contratual
Tem como objetivo apresentar aos profissionais de Engenharia a complexidade das relações contratuais e propiciar o entendimento sobre as consequências jurídicas contratuais das suas atividades.
Curso ministrado pela professora Ana Beatriz Presgrave.
Direito Penal
Capacita nossos alunos a entender como funciona o sistema penal nacional, bem como de que modo a atuação profissional imprudente acarreta a punibilidade, e esclarece questões sobre a responsabilização penal dos Engenheiros e de que modo as atividades desempenhadas podem implicar o cometimento de crimes.
Curso ministrado pela professora Mayra Monteiro.
Direito do Trabalho
Capacita os alunos a entender o conjunto de normas trabalhistas do país, evitando que o profissional de Engenharia se submeta a situações de risco, seja como empregador ou como empregado, proporcionando maiores condições de desempenhar as atividades profissionais sem intercorrências com os órgãos de defesa do trabalhador e com a Justiça do Trabalho.
Curso ministrado pelo professor Roberto Pivotto.
Direito Ambiental
Oferece o conhecimento focado nas possibilidades e limites da legislação ambiental, proporcionando a compreensão, aos profissionais de Engenharia, das situações jurídicas potencialmente danosas de sua atividade, seja com vistas a mitigar estes danos, seja com o objetivo de aprimorar sua atuação profissional.
Curso ministrado pela professora Carol Coêlho Milito.
Direito do Consumidor
Apresenta aos profissionais da área de Engenharia as questões que envolvem sua atividade e a legislação consumerista, capacitando o(a) aluno(a) a entender como funciona o sistema de defesa do consumidor e a se valer desse conhecimento como diferencial competitivo em sua atividade.
Curso ministrado pelo professor Costa Neto
Este conteúdo conseguiu tirar as suas dúvidas? Deixe um comentário!
Acompanhe mais dicas jurídicas através do nosso perfil no Instagram @ejupescolajuridica e se inscreva na nossa newsletter para receber mais conteúdos úteis!