Na correria do dia a dia, seja para o trabalho ou para as questões pessoais, a caixa de e-mail pode se tornar uma grande “isca” para nós. Mas afinal, você sabe o que é Phishing? Talvez seus dados pessoais possam estar sendo fisgados por aí…
A caixa de entrada do e-mail, além de ser usada para manter a comunicação, pode conter alguns e-mails com os conhecidos “links maliciosos”. Qual a consequência disso? A partir apenas de um click, todos os seus dados podem ser roubados virtualmente.
Neste artigo, você vai entender mais sobre:
- O que é Phishing?
- Qual o impacto dos dados vazados?
- Como o engenheiro deve se proteger?
O que é Phishing?
O Phishing é um termo em inglês que significa “pescando dados”. É mais um dos diversos golpes e ataques cibernéticos conhecidos no mundo virtual. Ou seja, é uma forma de roubar os dados por meio da internet.
Dessa forma, as informações confidenciais são roubadas. Geralmente, esses e-mails parecem ser confiáveis, por serem semelhantes a e-mails de outras origens como uma empresa conceituada, mas não é o que acontece verdadeiramente.
O conteúdo desses e-mails imitam o texto, imagens, entre outros aspectos. Solicitam que você execute uma ação como fornecer informações bancárias. Ao morder a “isca”, os seus dados são enviados para ladrões que irão utilizar os dados roubados.
Se você é engenheiro, qual o impacto dos dados vazados?
Os dados confiáveis ficam expostos, além de senhas de cartão de crédito, golpes assim também podem roubar informações sensíveis dos possíveis clientes. Qualquer ação na internet deve ser feita com cuidado e atenção.
As redes sociais estão entre os espaços virtuais com mais frequência do Phishing. É um grande risco para você e, claro, para os clientes e as empresas.
Se o engenheiro for vítima de um Phishing, ele pode, inclusive, ser responsabilizado pelo vazamento dos dados das clientes. Isso porque, de maneira civil, ele pode ser julgado por ter deixado tais dados vulneráveis a roubos.
Como o engenheiro deve se proteger?
As nossas dicas não são destinadas apenas para os profissionais de engenharia, mas para todos aqueles que utilizam a internet para transações, compras e compartilhamento de dados.
Confira algumas dicas práticas e fáceis para se proteger desses golpes virtuais.
- Ficar sempre atento ao clicar em links suspeitos, especialmente aqueles enviados por e-mail, SMS ou mensagens de aplicativos;
- Ao acessar sites, confira se é uma “conexão segura” com o protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) — é possível fazer isso observando se, no navegador de internet, há esta sigla antes do endereço do site. Ex.: https://ejup.com.br/;
- Reforce a segurança dos seus dispositivos com um bom antivírus e firewall;
Este conteúdo conseguiu tirar as suas dúvidas? Deixe um comentário!
Acompanhe mais dicas jurídicas através do nosso perfil no Instagram @ejupescolajuridica e se inscreva na nossa newsletter para receber mais conteúdos úteis!